Romeu & Julieta - O Musical é a primeira Curta-Metragem Musical de Hip-Hop em Portugal. Vencedora do Prémio ZON 2009, tem feito um percurso por vários festivais de Cinema um pouco por todo o Mundo. Este filme, feito como Projecto Final de Curso do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona, chega mesmo a rivalizar com algumas produções profissionais

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Projecto

Neste projecto musical, o tema principal será o humor (negro incluído). Numa altura em que o fantasma da crise para sobre a Sociedade e que a alegria nos é tirada para dar lugar à melancolia e descontentamento, sentimos que este projecto serve como um bom escape do dia a dia e ainda como uma forma de exorcizar esta tristeza latente. Utilizando o humor, pretendemos concretizar este projecto e pôr de certa forma o Cinema ao serviço da população, utilizá-lo para promover boa disposição e entretenimento. Além do humor que "alivia" de certo modo a elevada carga dramática presente nesta história clássica Shaskepeariana, abordamos temas universais, comuns a todos - Amor, Aceitação, Poder, Glória - que nos ajudam a atingir os objectivos pretendidos acima mencionados.

«Romeu e Julieta» serviu-nos de inspiração, esta tragédia de William Shakespeare continua tão actual como na altura que surgiu - consegue ser extremamente universal - e queremos que o mesmo se passe com este Musical. O argumento foi desenvolvido e exaustivamente trabalhado para que isso se torne possível, ainda que seja "apenas" um projecto académico. Curiosamente, estes dois factos - académico e musical - acreditamos ser uma mais valia pois quer um quer outro possibilita a experimentação e diversidade de técnica e engenho que podem tornar o filme algo excepcional. A escolha do género Musical prende-se ainda com outro factor - o público-alvo. Como acreditamos que os filmes não se fazem para "nós" - os realizadores - mas sim para um público-alvo específico, um Musical e em especial do género Hip-Hop/Funky, tem uma potencialidade tremenda nos dias correntes. A cultura urbana expandiu-se, é muito mais abrangente e rica em variedades, transversal a várias idades, raças, credos e estratos sociais e por isso decidimos escolher o nosso público-alvo como sendo jovem, urbano, com gosto pela Música e pela Dança. Assim sendo, o argumento foi trabalhado para ir de encontro a todos esses critérios mencionados; com letras completamente originais e imaginativas, criadas ao som de uma banda sonora fantástica. Com uma estrutura clássica, o argumento consegue ser exequível no âmbito da sua existência académica e viver para corresponder às expectativas à sua volta criadas. E, como é sua intenção inata, ter uma vida própria para além das "fronteiras" da Universidade e participar em inúmeros Festivais e Mostras de Cinema um pouco por todo o Mundo.

4 comentários:

  1. Optima ideia e vou gostar porque o meu neto ANDRE S S DIAS vai ser um dos dançarinos do filme. Parabéns para a iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar